Skip to main content
começar estratégia de marketing de conteúdo

Como começar uma estratégia de marketing de conteúdo?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você descobriu o incrível mundo do marketing de conteúdo. E é isso que quer para a sua empresa: aumentar o tráfego, gerar leads e começar venda inbound.

Mas e agora? Não basta apenas ter um  blog com poucos conteúdos e achar que os resultados virão. Sabemos que os resultados de marketing de conteúdo são de longo prazo e é essencial ter uma boa estratégia e um plano de execução.

Colocar isso na sua rotina de marketing irá fazer toda a diferença para o seu sucesso. Mas o que você irá precisar para começar?

Persona

A persona é um personagem semi ficcional do seu cliente ideal e defini-la é essencial para sua estratégia de marketing de conteúdo. Entendendo suas dores e dúvidas do dia a dia conseguiremos definir o conteúdo que iremos abordar.

E não devemos ter a persona de acordo com o tipo de produto ou serviço que queremos vender. A persona será definida a partir da entrega de valor. É o mesmo valor que você está entregando? Seus clientes possuem os mesmos problemas, que você pode solucionar? Pronto, teremos 1 persona.

Lembre-se,  temos que fazer conteúdos que atraem essa persona. Nesse momento ela não quer saber sobre sua empresa e serviço. Ela quer na verdade é resolver um problema.

Falar da sua solução será um outro momento. Tenha em mente a regra do 80/20: 80% de conteúdo focado na persona e suas dúvidas e 20% de conteúdos sobre a sua solução.

A partir disso conseguimos montar o mapeamento de conteúdo, onde teremos o comportamento e dúvidas da persona em cada etapa do funil.

 

Estratégia

Qual é o seu objetivo principal com o marketing de conteúdo? Para quem está começando, indico primeiro focar no tráfego. Isso para dar um passo de cada vez. Primeiro cria uma base para então focar na geração de leads.

A partir desse objetivo e persona é que definiremos a estratégia, com questões como:

  • Tipo de conteúdo a ser publicado
  • Frequência de postagem
  • Tamanho do conteúdo
  • Palavras chaves

Para essas definições é essencial considerar:

  • Características e diferenciais do seu negócio
  • Objetivo
  • Concorrência
  • Persona
  • Palavras chaves
  • Tamanho da sua equipe para gerenciar o blog

Com isso é mãos, é possível montar um calendário editorial, que irá nortear o gerenciamento do seu blog.

Estrutura do blog

A estrutura do seu blog é que irá conduzir o usuário pelo site. Assim, temos que pensar o que queremos que esse usuário faça ao chegar no seu blog e ter as ferramentas que irão te ajuda nisso.

O que recomendo como caminho para o leitor é:

  1. Usuário
  2. Assinante de newsletter
  3. Lead
  4. Oportunidade
  5. Cliente

O objetivo é sempre levar nossa persona para a próxima etapa deste caminho.

Hoje o WordPress tem diversos plugins que poderão te ajudar, como o CTA WordPress. Não deixe também de ter caixa de captura de e-mail para newsletter, banner para Landing Page com oferta de material rico e link de Fale Conosco.

 

Promoção de conteúdo

Promover o conteúdo é estratégico para o seu sucesso, principalmente para quem está começando a criar sua autoridade no mundo digital. Aqui você aumentará a visibilidade do seu conteúdo e também da sua marca. Será fundamental para engajamento e também importante para construir seu trafego.

Na hora de utilizar as redes sociais, lembre-se que no marketing de conteúdo trabalhamos com conteúdo perene, ou seja, que não tem um prazo de validade. Então não só podemos como devemos divulgar os posts mais de uma vez, com chamadas e dias diferentes.

A promoção não precisa ser apenas nas redes sociais, mas deve ser também por e-mail. Quando pensamos no marketing de conteúdo, trabalhar e ter trafego vindo de e-mail é essencial. Afinal, é assim que também iremos educar nossas personas e leads.

 

Frequência de postagem

A frequência de postagem irá influenciar diretamente nos resultados. Claro, não podemos pensar só em volume, a qualidade vem em primeiro lugar. A frequência ideal é a quantidade de conteúdo de qualidade e relevante para a sua persona que você consegue produzir.

No início de uma estratégia de marketing de conteúdo é ainda mais importante indexar novas páginas, isso para o Google começar a “ver” sua página. Então, aqui a frequência é ainda mais importante. Mas isso não significa que depois podemos parar de postar.

A cada dia mais novos conteúdos são publicados, novas dúvidas surgem. Temos que manter nossa relevância, indexando sempre novas páginas. Para isso o calendário montado na estratégia irá ajudar a planejar esses conteúdos e a gerenciar o dia a dia do seu blog.

 

Boas práticas de postagem 

Não se esqueça do nosso amigo SEO! O Google está cada vez mais inteligente. É muito importante a qualidade do conteúdo e frequência de postagem, mas não podemos esquecer as palavras chaves e ações no momento de publicação de cada conteúdo.

Cada texto deve ser focado apenas em 1 palavra chave. Para definição dessa palavra chave você pode utilizar ferramentas como o SEMrush e Keyword Planner. Na escolha não considere apenas o alto volume, mas pense também na concorrência daquela palavra chave.

Essa palavra chave não precisa aparecer um número fixo dentro do texto. O Google está cada vez mais inteligente para avaliar seu conteúdo e quer conteúdo de qualidade que tire as dúvidas da pessoa. Mais do que palavra chave, o conteúdo deve responder a dúvida que se propõe em seu título.

De boa prática, indico sempre que a palavra chave esteja presente no (a):

  • Título e H1
  • URL
  • Title Tag e Meta Description (o Yoast SEO pode te ajudar nisso)
  • Início e final do conteúdo
  • Título da imagem

Outro fator são os links, tanto internos quanto externos. Ter links dentro do seu conteúdo (como fiz o do plugin Yoast logo acima) para páginas relevantes e/ou para outros conteúdos (o que faz parte da estrutura do blog também), ajudam a mostrar a relevância daquela página. Ainda mais importante são os links de outros domínios direcionamento para a sua página, mas isso é assunto para um outro conteúdo.

 

Bem, agora você está pronto para iniciar o planejamento da sua estratégia de marketing de conteúdo rumo ao sucesso! Curtiu? Compartilhe o conteúdo ou deixe aqui seu comentário!

Ale Oliveira

Profissional de Inbound Marketing, apaixonada por aprender, descobrir novas ferramentas e analisar resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×