Skip to main content
nome de site

Tudo que você precisa saber para escolher nome de site

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Escolher nome de site ou do seu negócio não é uma tarefa fácil. Afinal, esse nome irá seguir com você ao longo dos anos do seu projeto ou negócio. Ele irá fazer parte da sua identidade e é como sua empresa será reconhecida pelo seu público. E quem não quer ser lembrado, não é mesmo?!

No meu caso, fiz um lista com vários nomes que tinham relação com o que eu esperava. Não queria o meu nome no domínio da página e nem competir com o jornalista Ale Oliveira. Conversei com amigos bem próximos, pedindo opinião sobre as opções que tinha. Eu já tinha meu preferido e fiquei com ele quase um mês na cabeça.

Ao pensar nos assuntos que queria falar, nos meus objetivos e me planejar, tinha colocado o nome do projeto com o domínio pré definido. Ele ainda não era certeza, mas eu queria ver se iria me adaptar e se ele iria se tornar natural. Foi o que aconteceu e então comprei o domínio.

Tive certeza que estava no caminho certo. Não existe uma fórmula mágica nesse processo, mas te dou umas dicas para você também escolher o nome ideal para o seu site:

 

Você já tem um domínio?

Se você já tem uma página, quer criar um blog e está pensando em criar um novo domínio, já sugiro parar por aqui.

Isso porque ao criar um novo domínio para isso você irá perder toda a relevância e autoridade já criada na sua página. Além disso, um blog ligado ao seu domínio irá ajudar você a ser encontrado e descoberto. Só tem a acrescentar.

Criando uma nova página você irá começar do zero e terá mais dificuldade de relacionar o conteúdo à sua solução.

Eu indico que você use o /blog, ou seja, ficaria seudominio.com.br/blog. Subdomínios podem também ser boas opções dependendo do caso.

 

Palavra chave

Antigamente as pessoas escolhiam o nome do site a partir da palavra chave que queria rankear no Google. Isso já foi uma boa prática de SEO, mas não é mais.

O Google cada vez busca melhorar sua avaliação das páginas, para dar uma melhor experiência para o usuário. E a retirada desse “benefício” da palavra chave no domínio principal foi uma dessas evoluções.

É importante que você tenha sua palavra chave principal em alguma URL, ou seja: seudominio.com.br/palavra-chave-principal. Na URL irá ajudar, não no domínio.

 

Escolhendo o domínio

É importante que o nome mostre para o que você veio e tenha ligação com o negócio. Não é porque a palavra chave não será um fator de importância para o Google aqui que deve ser ignorada. Muitas vezes ela pode te ajudar a mostrar o objetivo do seu site já no nome.

Uma coisa a ser lembrada é que as pessoas acostumam com o nome. Mas ele precisa ser simples e fácil. Algumas dicas que irão te ajudar nessa decisão:

  • Que seja fácil de pronunciar e escrever
  • Tenha ligação com seu objetivo/negócio
  • Duas palavras curtas podem ser uma boa combinação
  • Evitar consoantes em sequência
  • Evite um nome muito longo
  • Cuidado com nomes que são falados da mesma forma mas são escritos iguais

 

Registrar domínio

Sempre que pensar nas possibilidades de nomes, confira se aquele domínio está disponível para ser comprado. No Brasil o domínio topo é o .br. Para conferência e compra do registro, eu indico o Registro.br. A compra é bem tranquila e há quem diga que o Google avalia bem quem compra o domínio para dois anos, o que significa que a pessoa pretende continuar com o site a longo prazo.

Uma boa prática é comprar o .com e .br. Para o .com eu utilizei o GoDaddy.

 

Pronto, agora você já pode começar pensar na escolha de nome de site. Ficou alguma dúvida? Compartilhe com a gente.

Ale Oliveira

Profissional de Inbound Marketing, apaixonada por aprender, descobrir novas ferramentas e analisar resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×